Renovação e História Oral

O Movimento de Renovação Espiritual, que ocorreu no Brasil na década de 1960, representou uma profunda transformação na forma como as igrejas históricas entendiam e praticavam a religião. Esse movimento trouxe diversas mudanças e contribuições para a forma como a religião protestante praticadas e compreendidas no Brasil até hoje. Para documentar essa história, estamos propondo o Projeto Renovação e História Oral.


A ideia dessa iniciativa é a preservação da memória daqueles que, de alguma forma, vivenciaram esse processo de mudança no seio do protestantismo nacional, especialmente aqueles que não desempenham significativa posição de liderança no movimento, o que nos permite construir uma visão história a partir de novas perspectivas.

O trabalho efetivamente do projeto, assim, consisti num processo de escuta, por meio de entrevistas, daqueles que participaram, ainda que muito perifericamente, do Movimento de Renovação Espiritual, editar tal material e divulga-lo para o público interessado nos temas por meio de diferentes mídias.  


O Projeto de Renovação e História Oral, dessa feita, é uma excepcional iniciativa à medida que, ao lado ao lado de documentos escritos, imagens e outros tipos de registro, busca preservar a memória desse importante momento do protestantismo nacional; um tempo de profundas transformações no seio das chamadas igrejas históricas brasileiras. Somando isso, o fato de que, como posto acima, procura nesse processo dar voz a novos atores e assim tornar melhor a compreensão do passado.